Câmara apresenta dossiê ao DER/MG para minimizar transtornos nas MGs 164 e 429

No dia 10 de agosto, entre as 16:00 e 17:30, a assessora de comunicação da Câmara Municipal, Roberta de Oliveira, registrou diversas imagens, gravadas em vídeo e foto, que ilustram o verdadeiro caos no trânsito no trecho da MG 164 que corta nossa Santo Antônio do Monte.

Neste horário o trânsito na região da Gráfica GRAMOL aumenta, com a chegada dos ônibus trazendo os trabalhadores das fábricas de fogos. O trecho está entre vários bairros da região, como Retiro do Lago e Mãe Chiquinha. Por ali trafegam, sob o risco constante de acidente, grande número de veículos, inclusive máquinas agrícolas pesadas e caminhões de carga, os quais dividem os espaços com trabalhadores rurais e crianças, alunos da escola e funcionários das empresas próximas ao local que, a pé, cruzam com estes veículos, além daqueles que fazem caminhada e ciclistas.
No último ano três pessoas morreram no local: um pedestre, um ciclista e um motociclista. Não há sinalização, faixa de pedestres ou quebra-molas. Crianças e trabalhadores tem que atravessar correndo na rotatória, pois não há sinalização.

O redutor de velocidade eletrônico que existe nas proximidades está desativado há mais de um ano, o que aumentou o índice de acidentes. Segundo dados da Polícia Militar, nos últimos doze meses, foram registrados 15 Boletins de Ocorrência relativos a acidentes na região.

Os vídeos foram enviados no dia 20 de setembro ao Diretor Regional do DER/MG em Formiga, Márcio José Monteiro, fazendo parte de um dossiê criado pela assessora com sugestões dos vereadores para melhorar o trânsito no local.

Segundo o DER, na próxima semana será encaminhado à Câmara um projeto com as alterações que serão feitas a partir destas sugestões.

Também foram gravadas imagens no trecho da MG 429 conhecido como “Curvão”, onde tem acontecido diversos acidentes graves.

As conversas já estão bem adiantadas e, na manhã da última quinta-feira, dia 06 de outubro, recebemos a visita de engenheiros rodoviários que irão demarcar locais para instalação de redutores de velocidade no “Curvão", o que deverá ocorrer nos próximos dias.

Para acessar os vídeos gravados clique:

Riscos para Pedestres

Transtornos na Rotatória da Gramol