No dia 08 de janeiro, um vídeo que ilustra um novo vazamento de esgoto na elevatória da COPASA no Bairro Pedro Lacerda foi amplamente divulgado pelas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que o esgoto escorre para a nascente do Córrego Guandu, que abastece nossa cidade. Segundo relatos de órgãos ambientais e imprensa local, não é a primeira vez que o vazamento acontece.
Cientes de que uma das funções mais importantes que praticamos, enquanto membros do Legislativo Municipal é a de FISCALIZAR a cidade, visitamos o local, registramos em fotos que o vazamento persistia (fotos tiradas no dia 09 de janeiro) e enviamos, a pedido de nossa Presidente, Viviane Fraga Greco e Malta, Ofícios a diversos órgãos para que tomem as devidas providências para solucionar, definitivamente, esta questão.
Foram notificados o Prefeito Municipal, Edmilson Aparecido da Costa, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Flávio de Oliveira Neto, o Ministério Público, através da Promotora Drª Nádia Estela Mateus Ferreira, o Gerente Distrital da COPASA, Alexandre Roberto Silva, a SUPRAM – Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Alto São Francisco, através de sua Superintendente Laís Fonseca dos Santos e o Grupamento da Polícia Ambiental, através de seu Comandante, Sargento Edimilson José das Lages.
A Câmara, como representante da população de Santo Antônio do Monte, espera que o problema seja resolvido o mais breve possível, evitando, assim, que sejamos vítimas de doenças típicas da falta de saneamento básico adequado. Assim que obtivermos respostas, informaremos a todos.
Abaixo, cópia do ofício enviado aos membros citados.



