Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Monte

espaco-cidadao
Aquí você poderá ajudar o Legislativo
com o desenvolvimento do Município.

transparencia
Acesse o Portal da Transparência da
Câmara de Santo Antônio do Monte.

Menu Principal

Calendário de Eventos

Outubro 2017
D S T Q Q S S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Concessão de alvarás ficará mais rigorosa em Samonte

Projeto da Câmara Municipal vai colocar ordem nos trenzinhos, parques e outros entretenimentos temporários

A Câmara Municipal aprovou, na última segunda-feira, dia 11, o projeto de Lei número 27/2012, que altera a exigência de documentação para a concessão de alvará para o funcionamento no município de equipamentos de entretenimento temporário. Trata-se de novas regras para os parques de diversão, circos, trenzinhos da alegria, teatros ambulantes, arquibancadas e outras atividades de lazer e entretenimento.

De autoria do vereador Vilmar Otávio de Oliveira, o projeto de Lei obteve aprovação unânime nas duas votações e agora segue para a aprovação do prefeito municipal. Segundo o vereador, sua iniciativa decorre da reivindicação de várias pessoas, que solicitaram não só a ele, mas à todos os representantes do legislativo, uma regulamentação mais rígida para a permissão de “prestação de serviços” dos citados equipamentos.

A lei deixa claro que nenhum desses “brinquedos” pode funcionar no município sem a “concessão de alvará expedido por autoridade competente”. Porém, uma vez concedida a permissão os proprietários excediam a permanência no local e muita vezes não garantiam a segurança necessária.  A principal preocupação foi em relação às Carretas da Alegria ou popularmente conhecidas como “Trenzinho da alegria” e dos equipamentos instalados na praça central, que mesmo levando alegria às crianças geram transtornos principalmente ao trânsito.

Além da documentação que já era exigida, foram acrescentados a partir da aprovação certificados do serviço de Vigilância Sanitária do Município, do Corpo de Bombeiros, prova de natureza comercial, contrato social da empresa, documentos pessoais e comprovante de domicílio dos proprietários administradores entre outros.

Atendendo uma das principais reivindicações da população e dos comerciantes locais o artigo 4º da nova Lei estabelece que o alvará liberado para “Trenzinhos da Alegria” e Parques de Diversões terá validade de 12 dias. Após esse período, o interessado poderá apresentar novos laudos para a prorrogação, desde que no total  a permanência  na cidade não ultrapasse 24 dias.

O projeto é longo, com 55 artigos. Alguns são bastante complicados de serem cumpridos, como o artigo 20, onde as empresas de Parque de diversão e de lazer são obrigadas a instalar nas proximidades, serviços de primeiros socorros com todos os materiais e  com no mínimo, um médico e um enfermeiro.

Outra questão interessante são os ingressos destinados a idosos. O artigo 23 diz o seguinte: “Ficam os parques de diversões, circos, trenzinhos da alegria e demais centros de lazer e diversões públicas,obrigados a conceder, em caráter permanente, descontos de, no mínimo, 50% sobre o preço normal dos ingressos, às pessoas que comprovarem idade acima de 65 anos”. Para gozar do desconto, o beneficiado deverá apresentar documento que comprove a idade.

Além das exigências de segurança e higiene dos equipamentos, a emissão sonora não pode ser superior a 75 decibéis. Diante da variedade de empresas e serviços oferecido pelo seguimento o horário de funcionamento não está especificado.

Aproveitando o tema, o presidente da Câmara, Martim Rodrigues, após a votação, salientou a importância do projeto, que só cumprirá o seu papel se os setores responsáveis atuarem na fiscalização. Ele ainda acrescentou que é urgente o levantamento das empresas que estão funcionando em locais inapropriados,  gerando transtornos a população. “As Leis só melhoram a vida das pessoas se colocadas em prática e por isso sensibilizamos os funcionários da Prefeitura para um trabalho eficiente e pontual”, disse.

As novas regras passam a vigorar um mês depois de sancionada a lei. Por enquanto, os alvarás concedidos serão extintos quando a lei entrar em vigor.

AddThis Social Bookmark Button

Moções de Aplausos do Mês de Junho 2012

Os vereadores de Santo Antônio do Monte entregaram na última reunião do Mês de junho, segunda-feira 25, Moções de Aplausos às pessoas e instituições que se destacaram em nossa cidade.

Requerida pelo Vereador Hilton Antônio Gonçalves, a Ordem DeMolay para o Brasil, representada em nossa cidade pelos Capítulos: Mestres do Monte e Ildebrando da Costa recebeu justa homenagem pelo trabalho desenvolvido na preparação de nossos jovens para a convivência em sociedade.

O Vereador Antônio Miranda Alves entregou em nome de todo o Legislativo Moção de Aplausos em favor da Presidente dos CEMEI’s Maria Dalila Morais Castro, extensiva as Diretoras: Tereza Cristina Araújo Borges (CEMEI Francisca Rosa Lacerda – Dona Chiquinha), Ana Paula Rodrigues Frieiro de Oliveira (CEMEI Menino Jesus); Soraia Aparecida Silva (CEMEI Nossa Senhora Aparecida); Altair Aquino Oliveira Modesto da Silveira (CEMEI São Francisco de Assis) e Maria Cemi de Souza Rodrigues Costa (CEMEI São José), reconhecendo a excelência do trabalho realizado com as crianças de nossa Comunidade

Através da Indicação do Vereador Hélio Antônio de Faria a Câmara homenageou a Drª. Juliana Torres Bernucci de Melo.  reconhecendo a excelência dos serviços médicos prestados no atendimento aos pacientes do PSF da Comunidade de São José dos Rosas.

Requerida pelo Vereador Geraldo Magela Góis, a Câmara Municipal homenageia o Sr. Adércio Ribeiro, reconhecendo sua iniciativa e contribuição como produtor rural para o bem comum em nosso Município.

Requerida pelo Vereador Martim Rodrigues dos Santos em favor da Associação das Costureiras de Santo Antônio do Monte, em reconhecimento ao trabalho e a união das costureiras na busca por melhores condições profissionais e assistenciais em nossa cidade.

Requerida pelo Vereador Martim Rodrigues dos Santos em favor do Sr. Sebastião Machado, reconhecendo o conjunto de seu trabalho realizado há muitos anos em nossa cidade e também, por seu exemplo como cidadão e pai de família.

AddThis Social Bookmark Button

Página 47 de 47

47
Próximo
Fim